minipig    
MINIPIG BR1
A inexistência do miniporco em condições adequadas para a utilização desses animais em pesquisa biomédica no Brasil e, a relevância desse modelo em experimentação biomédica motivaram a tentativa de se desenvolver colônia de suínos com essas características.

Após aproximadamente dez anos de seleção de animais de diferentes origens, a Minipig, Pesquisa & Desenvolvimento ltda, localizada no interior de SP, tem hoje colônia, de aproximadamente 100 animais, em constante cruzamento e seleção buscando cada vez mais peso corpóreo, coloração e espessura de tecido adiposo adequados. A essa nova linhagem denominamos Minipig.br

Como mostra o gráfico ao lado animais machos atingem o peso máximo de 35 quilos e as fêmeas 30 quilos com 11 meses de idade. Esses índices são compatíveis com aqueles obtidos de colônias de minipig de outras empresas no exterior.

Os animais são alimentados com ração balanceada comercial, com teor protéico-calórico adequado, e capim (Nappie) picado. Com este tipo de alimentação apresentam desenvolvimento adequado sem excessivo acúmulo de tecido adiposo.


INSTALAÇÕES E CRIAÇÃO

Os Minipigs.br1 são criados e mantidos em condições técnicas adequadas.com controle relativo de temperatura.

As fêmeas prenhes são mantidas em baias separadas até 10 dias antes da parição. A parição ocorre em baias apropriadas em um ambiente controlado. Com 1 mês de idade os leitões são transferidos para os "berçários" e com dois meses para baias de crescimento.

Os animais no berçário e baias de crescimento são mantidos em camada de 50 cm de maravalha de pinho (Método do Deep bedding, Embrapa) o que de muito facilita a higienização do ambiente e conforto dos animais.

CONTROLE SANITÁRIO
Toda a colônia está sendo submetida a rigoroso esquema de controle sanitário sendo sistematicamente vacinada contra Leptospirose, Erisipela Suína, Parvovirose, Rinite Atrófica e Pneumonia Enzoótica dos suínos e, periodicamente, tratada com medicamentos para a prevenção de ecto e endoparasitos.

Com esse esquema de tratamento e regime alimentar orientados por Veterinário da Empresa especializada em seleção e clínica de suínos, não ocorreram, até o momento, doenças de natureza infecto contagiosa ou degenerativa na colônia.

Todos os dejetos bem como a água provinientes da limpeza das instalações, são tratados antes de serem devolvidos à natureza.